A certificação é o processo pelo qual uma parte credenciada, SIILHALAL - Serviço de Inspeção Islâmica visita uma organização, avalia seu sistema de produção e emite um certificado para demonstrar que a mesma atende aos requisitos da norma halal.
Uma vez que a companhia tenha recebido seu certificado, SIILHALAL, como o organismo certificador, visita a organização regularmente para avaliar se a empresa continua atendendo os requisitos da norma.
O comércio de alimentos Halal vem adquirindo crescente importância no mercado global. A necessidade de assegurar a qualidade e segurança dos produtos são fundamentais para incentivar a produção e beneficiar as exportações brasileiras.
O conceito de rastreabilidade atinge toda a cadeia produtiva, desde o produtor, passando pelos equipamentos utilizados, prestadores de serviços, fornecedores e indústrias, pontos de venda, até o consumidor. Por isso, a empresa SIILHalal garante o compromisso com seus clientes e produtos com certificados halal.
Estima-se que os produtos halal são comercializados em mais de 110 países e pesquisas de consumo apontaram que muitos outros consumidores não muçulmanos também escolhem produtos certificados halal por acreditarem que o processo garante segurança alimentar.
De acordo com as associações islâmicas, existem aproximadamente nove milhões de muçulmanos vivendo na América do Norte, 20 milhões na Europa, 300 milhões na África, 200 milhões no Oriente Médio, 800 milhões na Ásia e três milhões na América Latina, ou seja, um mercado promissor e praticamente desconhecido para os exportadores brasileiros, que tradicionalmente exportam apenas para os países árabes.
A certificação halal de produtos é a ferramenta correta para promover o produto e empresas no mercado nacional e internacional.