Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador

89% dos muçulmanos indonésios escolhem viagens por causa de alimentos halal

89% dos muçulmanos indonésios escolhem viagens por causa de alimentos halal

Novo estudo revela que a disponibilidade de refeições halal supera custo e segurança na escolha de destinos turísticos, moldando o futuro do turismo global.


Uma pesquisa conduzida pela Vero e GMO-Z.com Research em junho de 2025 com 509 muçulmanos indonésios mostra que 89% priorizam a disponibilidade de alimentos halal ao planejar viagens, acima de fatores como preço, segurança ou lazer. O dado reforça o papel da Indonésia — país com 230 milhões de muçulmanos — como protagonista na consolidação de um turismo global baseado na fé e nos valores halal.

O estudo indica que o turismo halal está em plena ascensão, com previsão de movimentar US$ 410,9 bilhões até 2032. Segundo os dados, 70% dos viajantes muçulmanos da Indonésia utilizam aplicativos específicos para viagens halal, 89% seguem influenciadores que abordam destinos compatíveis e 45% realizam reservas em plataformas voltadas ao público islâmico.

Além da alimentação, fatores como espaços de oração e comodidades religiosas influenciam diretamente as decisões de viagem, com 7,4 milhões de pesquisas por acomodações com infraestrutura halal registradas entre agosto de 2024 e agosto de 2025. Para Diah Andrini Dewi, diretora executiva da Vero Indonesia, “os destinos que priorizam essas instalações demonstram respeito cultural, criando um ambiente acolhedor para os viajantes muçulmanos”.

A tendência se conecta a um cenário global em transformação. De acordo com o Mastercard-CrescentRating Global Muslim Travel Index 2025, o número de viajantes muçulmanos internacionais cresceu 25% em um ano, alcançando 176 milhões em 2024, com projeções de 245 milhões até 2030. A Indonésia pretende garantir 10% do mercado halal mundial até 2025.

Países como Malásia, Japão e Coreia do Sul vêm fortalecendo suas estruturas de hospitalidade halal, com cardápios certificados, espaços de oração e experiências culturais adaptadas. A pesquisa também mostra uma disposição crescente em pagar mais por experiências que unam bem-estar e espiritualidade, como spas halal ou tours históricos.

Para o setor, as oportunidades são amplas. “As empresas que enfatizam certificações halal transparentes e práticas éticas ganharão a confiança desse público em expansão”, explica Shinichi Hosokawa, CEO global da GMO-Z.com Research. A Indonésia já se posiciona como referência, promovendo eventos internacionais e investindo em infraestrutura turística voltada à fé.

Com o avanço do turismo halal, destinos e empresas que adotam práticas inclusivas, transparentes e sustentáveis estarão à frente de uma nova era da hospitalidade — onde cultura, fé e experiência caminham juntas.

Fonte: Adaptado Comunicação SIILHalal.

Obter a certificação Halal
Islamic Inspection Service - SIILHalal
+55 (49) 3323.1224
Rua Duque de Caxias N° 196D - Edifício Il Centenário – Sala 1504
Chapecó – Santa Catarina - CEP:89.802-420
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados.