Considerada uma das principais feiras de alimentos e bebidas do mundo, a Gulfood em 2017 reuniu mais de 98 mil visitantes de 193 países. Neste ano, a 24ª edição é realizada de 17 a 21 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes. A feira conta com a participação de mais de 5 mil expositores, provenientes de 120 países.
O mercado árabe é uma das principais regiões compradoras da carne bovina brasileira. Em 2018 as exportações brasileiras para estes países árabes somaram pouco mais de 427 mil toneladas, um incremento de 5,3% em relação a 2017. Já em faturamento, as vendas alcançaram USD 1,6 bilhão. Os resultados representam cerca de 25% do faturamento e volume total das exportações brasileiras de carne bovina no ano passado.
Por isso, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) irá promover durante o evento o tradicional churrasco brasileiro aos visitantes do mundo inteiro, de olho num mercado que tem apresentando números robustos. “Acreditamos que a presença nesse evento irá intensificar ainda mais os negócios com esse importante mercado, que tem potencial para ser ampliado”, afirma o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli.
A ação brasileira, que conta com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), parceira da Abiec no projeto Brazilian Beef, contará com a presença de 16 empresas associadas – Agra Agroindustrial, Agro Iguatemi, Barra Mansa Alimentos, Cooperfrigu, Frialto, Frigosul, Frigotil, JBS, Marfrig, Minerva, Masterboi, Mataboi, Mercurio Alimentos, Mondelli, Plena Alimentos e Xinguara.
Oportunidade para Halal. De acordo com o CEO da Siil Halal (Chapecó/SC), Chaiboun Darwiche, este também é um evento muito importante para o mercado de carne Halal. Dados da Abiec e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) apontam que o mercado de carnes é um grande filão em Dubai (Emirados Árabes Unidos). As exportações de carne bovina e de frango para o mercado árabe, por exemplo, são expressivas.
“O Brasil cada vez mais solidifica sua presença neste evento apresentando tendências e novas tecnologias. Somado a isso, vemos que inúmeras empresas nacionais voltam seus olhos para o consumidor árabe e países islâmicos, com isso a necessidade de uma assessoria profissional para acessar este crescente mercado”, conta Darwiche.
Ele ainda destaca as exportações de carne bovina para o mercado árabe: em 2018 foram exportadas 483,98 mil toneladas do produto nacional, 10,5% a mais comparado com o mesmo período do ano anterior, com embarques liderados por Egito, Irã e Arábia Saudita. Com relação à carne de frango, foram embarcadas 1,43 milhão de toneladas. “São números expressivos que demonstram a importância do mercado árabe para o Brasil”, ressalta o CEO.
Além da Gulfood. Na ocasião, além da feira de negócios, a Siil Halal participará da 4ª edição da Global Halal Industry Platform, evento paralelo a Gulfood, que ocorrerá em 18 de fevereiro no Sofitel Dubai Downtown às 8h30. “É importante ressaltar que nesta edição a feira contará com mais 2.400 expositores com certificação Halal o que demonstra a importância de debater e explorar as inovações tecnológicas dentro desta indústria. Para nós, participar deste encontro, representa estarmos ainda mais atualizados para levarmos informações para nossos clientes”, afirma o CEO da Siil Halal.
“Vejo a Gulfood com otimismo dado o volume de empresas que estarão presentes interessadas pelo mercado árabe”, alinha. Ao todo, somado ao projeto governamental de promoção a exportação, a Gulfood contará com 90 empresas brasileiras em busca de soluções e aproximação com a países árabes.
Fonte: Abiec e A.I., adaptado pela equipe feed&food.