Halal significa “lícito” em árabe e representa aquilo que está de acordo com as regras estabelecidas pela Lei Islâmica, a Shariah, que abrange os costumes e o estilo de vida dos muçulmanos. Os produtos Halal são aqueles cujo consumo é permitido por Deus.
Estima-se que, em 2030, a população muçulmana representará 25,8% da população global e constituirá um mercado consumidor de cerca de 2,2 bilhões de pessoas ao redor do mundo. As nações árabes representam uma porta de entrada para atingir esse público, não apenas pelo mercado consumidor da região, mas pelo apoio operacional e logístico que esses países oferecem às empresas do Brasil para que atinjam outras regiões onde se encontram consumidores muçulmanos.
Em 2019, o mercado halal global era avaliado em US$ 4,88 trilhões. Para 2024, estima-se que esse valor atinja US$ 5,74 trilhões, ou seja, um crescimento de 18%, compreendendo os setores de alimentos e bebidas, moda, fármacos, cosméticos, mídia e recreação, turismo e finanças.
Fonte: CCAB