Uma bandeira que acompanha toda a longa trajetória de uma das principais empresas de certificação Halal do Brasil devido a insuficiência e dificuldade encontrada pelo consumidor Halal no mercado interno
Prover produtos certificados para atender a demanda do consumidor Halal no território nacional sempre foi uma preocupação da SIILHalal, empresa especializada em Certificação Halal Brasil. Isso porque, de modo geral, o comércio de produtos certificados, aptos para consumo muçulmano, sempre foi objeto de exportação. “Antes de fundar a SIILHalal, em 2008, na qualidade de muçulmano e praticante do islã, sentia dificuldade em encontrar produtos Halal em lojas ou supermercados”, recorda o CEO da SIILHalal, Chaiboun Darwiche.
Um movimento que ganhou corpo e passou a fazer parte do radar de ação dentro das operações da SIILHalal. “Acredito que fomos pioneiros neste processo de inserção de produtos certificados, em especial do segmento de alimentos e bebidas, com objetivo de contribuir para o maior e melhor acesso aos praticantes do islamismo”, destaca.
Ele salienta que o boca-a-boca é uma prática comum entre os consumidores de produtos Halal no Brasil. “Muitos trocam informações para saber sobre marcas e produtos que atendam nossas exigências de consumo”, discorre e salienta que ao longo da última década diversos esforços contribuíram para o aumento do leque de artigos certificados.
De acordo com Chaiboun Darwiche, hoje este cenário melhorou. Diversas empresas do ramo de alimentos e bebidas parceiros SIILHalal, compreendendo a lacuna social e a oportunidade de mercado, passaram a introduzir seus produtos nas prateleiras de supermercados. “Encontramos no nosso dia-a-dia produtos certificados pela SIILHalal em vários comércios e até mesmo nas grandes redes varejistas produtos com o selo SIILHalal”, comemora, mas acredita que ainda há muito trabalho pela frente.
“Isso porque além de atender o púbico interno de consumidores de produtos Halal, quando pensamos em atingir outras esferas de mercado visando atração de receita interna, a exemplo do turismo Halal, projeto que está dentro do nosso escopo de ação desde 2019 e no qual buscaremos apoio de órgãos oficiais e iniciativa privada, temos que estar preparados para este passo caso queiramos atrair novos investimento de um público consumidor com peculiaridades distintas e de alto poder aquisitivo”, aponta o CEO da SIILHalal.
Sobre a Siil Halal: Fundada em 1º de abril de 2008, a SIILHalal é uma empresa especializada em Serviço de Inspeção Islâmica que atua como Certificadora Halal para diversos segmentos industriais. O trabalho inicia na linha de produção até a embalagem de produtos permitidos para o consumo islâmico, bem como na fiscalização para que empresas, produtos e processos sejam fabricados dentro das normas e regras ditadas pelo Alcorão Sagrado e pela Jurisprudência Islâmica. Acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3UXnqgrnRUc