Em 2030, os muçulmanos representarão cerca de 25% da população mundial (Fonte: www.pewrsr.ch/1hUQ1qG). Acresce que, em alguns mercados dominados pelos muçulmanos, há uma classe média próspera com um poder de compra crescente e um novo comportamento do consumidor, que tem reflexo também nas viagens. Para perceber detalhadamente o comportamento deste grupo em viagens, a ITB Berlin em conjunto com a IPK International elaboraram uma análise, que conclui que, em alguns aspectos, o comportamento de viagens dos muçulmanos difere significativamente de outros grupos. As férias na cidade são mais populares que as férias de Sol&Praia, por exemplo, e as compras são mais importantes do que visitar museus. “Uma oferta turística que atende às necessidades dos muçulmanos representa um desafio e uma oportunidade para o sector de viagens”, considera o estudo.
De acordo com Fazal Bahardeen, director administrativo da CrescentRating, o maior especialista mundial em viagens halal, a diferença está nos valores partilhados entre os muçulmanos que são muito mais fortes do que entre outras comunidades, independentemente da sua nacionalidade. “Enquanto muitos associam o halal meramente à maneira como o alimento é preparado, na verdade o halal refere-se a tudo que está relacionado à tradição islâmica. Para a indústria de viagens, isso significa satisfazer certas necessidades baseadas na crença dos muçulmanos. Isso inclui preparar a comida de acordo com as regras halal, adaptar as refeições durante o Ramadão, oferecer instalações para oração nos hotéis, fornecer piscinas separadas para homens e mulheres e oferecer entretenimento para os muçulmanos”.
O estudo conclui ainda que, actualmente, os mercados de origem mais interessantes em relação à procura internacional de viagens halal internacionais são a Indonésia, a Índia, a Turquia, a Malásia e os países árabes. De acordo com o World Travel Monitor da IPK, os mercados de origem com uma população predominantemente islâmica apresentaram taxas de crescimento 40% maiores nos últimos 5 anos em comparação com o resto do mundo, sendo esperado um forte crescimento nos próximos anos.
Fonte: Publituris