Arab Halal Day será realizado no dia 23 de outubro, durante a feira de alimentos francesa, e contará com churrasco de carne bovina e shawarma de frango para atrair importadores árabes.
O Brasil está preparando um evento especial para promover carnes halal na principal feira de alimentos da Europa, a Sial Paris (Salão Internacional da Alimentação), que acontece de 21 a 25 de outubro na capital francesa. Halal é a mercadoria produzida de acordo com tradições islâmicas.
O Arab Halal Day se dará no dia 23 de outubro, dentro da feira parisiense, e oferecerá aos visitantes churrasco brasileiro de carne bovina halal no pavilhão da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e shawarma (sanduíche típico árabe) de frango halal no pavilhão da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
A ação de marketing contará com decoração típica e vídeos sobre a cultura árabe, além da degustação das carnes, tudo para promover o produto brasileiro no mercado islâmico. O evento é promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Segundo a executiva de negócios da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, a Sial Paris atrai muitos compradores de países muçulmanos, principalmente de árabes do Norte da África e da região do Maghreb, região de colonização francesa que até hoje mantêm fortes laços econômicos e culturais com a França. “Nós queremos mostrar a importância do produto halal mesmo fora do mundo árabe, que é uma tendência e um mercado crescente, e a Sial sempre conta com um grande número de empresas árabes, o que oferece a oportunidade desses players e importadores fazerem um primeiro contato com o produto halal brasileiro”, disse Baltazar.
Conforme disse o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, em palestra para participantes do programa de formação de lideranças Pró-lider no último final de semana, faz parte da missão da entidade ir em busca dos árabes mesmo fora do mundo árabe. “A Sial Paris é um exemplo. A aproximação entre povos independe de onde eles estejam. Os árabes frequentam muito esta feira, então nós vamos onde eles estiverem“, destacou Hannun.
Esta é a terceira vez que a Câmara Árabe realiza o Arab Halal Day em parceria com entidades exportadoras de proteínas animais. A primeira foi na própria Sial Paris, em 2016, e a segunda, ano passado na feira alemã Anuga, em que quase uma tonelada de churrasco de carne bovina halal foi servida aos visitantes, e a ação rendeu mais de 150 reuniões de negócios.
A novidade nesta edição do Arab Halal Day é a parceria com a ABPA, com a degustação do shawarma de frango halal em seu pavilhão. A Associação irá levar representantes de 22 empresas do setor, algumas que já trabalham o mercado árabe. Já a Abiec divulgou que levará 20 empresas brasileiras, entre elas, JBS, Mafripar, Marfrig, Minerva Foods e Xinguara, e em seu pavilhão serão servidos 950 quilos de carne durante toda a feira, em cortes como picanha, filé mignon, contra-filé e cupim.
Além de compradores de países árabes, a feira recebe empresários do setor de países europeus que atuam em comunidades muçulmanas. Estima-se que a França tenha 3,5 milhões de muçulmanos, e um número similar de consumidores de produtos halal também habita a Grã-Bretanha e a Alemanha.
O Brasil é líder mundial na produção e na exportação de proteína animal halal – carne bovina e de frango. Em 2017, as exportações de derivados de bovinos e de aves para os países da Liga Árabe somaram US$ 3,5 bilhões, sendo US$ 2,6 bilhões só em produtos avícolas. Os principais compradores foram Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Argélia.