Ontem, quarta-feira, 19 de agosto, foi concluído um capítulo de glória para a avicultura e suinocultura brasileira. Após 12 anos de intensos serviços – prestados, inicialmente, ao setor avícola; mais tarde, englobando também a suinocultura, Francisco Turra despediu-se da entidade de cuja criação participou, estruturou e presidiu desde sua fundação, em 2014 – a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Encerrou, dessa forma, um ciclo marcado pelo desenvolvimento, defesa e reconhecimento, interno e externo, de ambos os setores. Apesar da despedida, Turra permanece prestando serviços à entidade. Assume, agora, a Presidência do Conselho Consultivo da ABPA, deixando em sua vaga o Advogado Ricardo Santin, “amigo e parceiro desde os tempos da CONAB (1996/1997)”, como se refere o próprio Turra ao novo Presidente da ABPA.
A despedida foi marcada por um webinar especial em homenagem a Francisco Turra. Participaram grandes nomes do agronegócio e da política brasileira, como os governadores Eduardo Leite (RS), João Dória (SP), Ronaldo Caiado (GO), Renato Casagrande (ES) e Ratinho Jr. (PR).
Participaram também Luiz Carlos Heinze (Senador), Alceu Moreira (Deputado Federal), Paulo Skaf (Presidente do Sistema Fiesp), Luiz Eduardo Valle (Presidente da Associação Latino Americana de Avicultura), Ernani Polo (Deputado estadual-RS), Irineo da Costa Rodrigues (Lar/Sindiavipar), Sérgio Turra, Deputado e filho de Francisco Turra.
Leomar Somensi, Diretor Comercial da Aurora e Presidente do Conselho Diretivo da ABPA afirmou durante o evento digital que Turra colocou a associação em um novo patamar. “Somente tenho a dizer um ‘muito obrigado’. Turra sempre trabalhou com muito otimismo que é próprio seu”, disse.
A Ministra da Agricultura Tereza Cristina também participou da homenagem. Ela destacou que Francisco Turra fez a ABPA mais forte, com grandes realizações, que é um homem contra conflitos e que aglutinou sempre. “Parabéns pelo seu trabalho. Poucas pessoas podem deixar um legado e você deixou para o sistema de produção de proteínas do Brasil”, disse. “Continuo contando com seus conselhos e ajuda para fazer muito mais para o setor. Quero externar minha admiração e dizer que precisamos de mais brasileiros como você e cumprimento o Ricado Santin que assume agora a entidade. Temos que dar continuidade a tudo que fizeram de sucesso”, concluiu a Ministra.
Emocionado, Francisco Turra abordou os feitos à frente da ABPA: “Quero aqui agradecer muito e o sentimento que fica é o de que fazer o bem vale a pena. Fico muito honrado em poder unir as pessoas. Hoje a ABPA é uma entidade unida e o seu segredo é a união. Nossa missão sempre foi produzir e proteger. Quero aqui agradecer ao setor que nos compreendeu e que nas horas mais duras nos levou para frente”, afirmou o agora ex-presidente da ABPA. “Não coloco um ponto final, mas sim um ponto e vírgula. Vocês fazem uma coisa que é divina: produzir alimentos. Um dom de Deus de servir e congregar forças, com mais oportunidades. Tenho fé no país e setor. Nosso setor é muito especial e todos tem que saber o que são os empresários, com o seu amor à causa, no produtor e no nosso produto”, afirmou Turra.
Ricardo Santin externou durante o evento seu sentimento de gratidão e alegria com 12 anos de aprendizado com seu mestre. “ Tenho somente que agradecer por ele ter acreditado em mim nessa longa parceria, me apresentando os exemplos da dedicação, calma, paciência e respeito aos valores da família e de Deus. Em 12 anos, posso dizer que ele se tornou o meu melhor amigo. Quero dar continuidade aos trabalhos com a mesma dedicação ao setor. Continuaremos a parceria. O grande ‘mote’ que quero marcar agora em 2020 e 2021 será a competitividade do setor e vamos fazer tudo o que pudermos para evoluir no que se refere à política , mercado, marketing e exportação, consolidando as proteínas, com qualificação do consumo, consciente e consistente”, disse.
Fonte: AviSite
Autor: Redação