O cuidado com a pele e o corpo são necessidades diárias de saúde, qualidade de vida e bem-estar. O Brasil, por concentrar diversos biotipos e vastas riquezas naturais, tem grandes indústrias que, constantemente, atualizam-se e inovam em suas produções despertando o olhar do mercado externo.
Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), países do Oriente Médio estão tornando-se um mercado cada vez mais lucrativo para as indústrias brasileiras de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
Entre as categorias de produtos brasileiros que chamam a atenção dos países árabes são as soluções capilares, referência internacional devido à inovação. No entanto, outros produtos de beleza em geral como maquiagens, cremes hidratantes e perfumes também têm uma crescente demanda de mercado.
Os produtos e cosméticos Halal seguem regras legais e critérios determinados pela jurisprudência islâmica em todas as suas etapas de produção e industrialização.
A utilização desses produtos representa proteção e segurança à saúde humana, e o Brasil é referência mundial neste setor, exportando para mais de 50 países islâmicos.
O mercado Halal para cosméticos
Ao longo de sua atuação, a Certificadora SIILHALAL – Serviço de Inspeção Islâmica, já certificou várias empresas brasileiras de cosméticos e produtos de cuidados pessoais, acompanhando o crescimento e a evolução mundo a fora.
Conforme o especialista em mercado Halal e também diretor presidente da Certificadora SIILHalal, Chaiboun Darwiche, o segmento de cosméticos teve um crescimento significativo nos últimos anos.
“Para as empresas brasileiras é importante pensar em estratégias para comercializar cosméticos em outros países. Além de saber com quem vão competir, precisam estar atentos ao funcionamento do mercado externo e as normas, como as sanitárias e religiosas. Quem consegue seguir os padrões com certeza avançará no mercado externo’’, afirma Darwiche.
Além disso, para Chaiboun, outro fator que impulsiona as vendas é que neste setor há um público consumidor muito grande, de diversas classes sociais, idades e uma diversificação de produtos.
Segundo dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, entre 2015 e 2021, o mercado de Fármacos crescerá 69,3%.