Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador

Regras para abate halal de frango seguem até 30 de junho

Regras para abate halal de frango seguem até 30 de junho

Novo prazo para que exportações de carne de frango halal do Brasil para Arábia Saudita e Emirados possam ser feitas pelas regras atuais é o final deste mês. Países discutem forma de abate.


Os embarques de carne de frango halal do Brasil para a Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos seguirão liberados pelo atual acordo sanitário do Brasil com os países até 30 de junho deste ano. A nova data foi confirmada para a reportagem da ANBA pela assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta quinta-feira (7).

De acordo com informações do Mapa, o último dia deste mês é o prazo para elaboração de novo acordo sanitário de abate halal com a Arábia Saudita e Emirados. O Brasil negocia com os países modificações nas regras atuais, mas enquanto as conversas não estão concluídas, seguem valendo as normas sanitárias atuais, segundo o ministério.

Antes da data de 30 de junho, outros prazos já haviam sido negociados. As reuniões sobre o assunto começaram no final de março, quando uma delegação brasileira, formada pelo Mapa, Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Conselho Internacional de Avicultura (IPC) e representantes de certificadoras halal, estiveram na Arábia Saudita para conversar com autoridades locais.

Depois da Arábia Saudita, também os Emirados resolveram questionar o abate do Brasil. Há um impasse quanto à forma de fazê-lo dentro da tradição halal. As empresas do Brasil usam choque elétrico para atordoar o frango antes do abate, evitando que ele se debata na degola e prejudique a qualidade da carne. Mas, segundo os sauditas, o choque mata o frango, que deveria estar vivo na degola segundo a regra halal. As granjas brasileiras defendem que o animal permanece vivo, respeitando as tradições muçulmanas.

Os dois países são importantes mercados da carne de frango do Brasil. De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), compilados pela Câmara Árabe, o Brasil teve receita de US$ 293,1 milhões com exportações do produto para a Arábia Saudita de janeiro a abril deste ano, com queda de 27,3% sobre igual período de 2017. Os embarques de carne de frango para Emirados geraram US$ 177,6 milhões e caíram 1,5%.


FONTE: ANBA

Obter a certificação Halal
Islamic Inspection Service - SIILHalal
+55 (49) 3323.1224
Rua Duque de Caxias N° 196D - Edifício Il Centenário – Sala 1504
Chapecó – Santa Catarina - CEP:89.802-420
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados.