Na semana passada, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) anunciou a abertura do mercado da carne bovina brasileira para a Tailândia. Até o momento, cinco frigoríficos foram habilitados para comercializar o produto e a oportunidade é muito positiva para a cadeia produtiva nacional. 11% da população tailandesa é islâmica. Além disso, o país é o segundo destino mais procurado por viajantes muçulmanos para o turismo Halal. Os dados CrescentRating e Mastercard apontaram que 3,6 milhões de muçulmanos visitaram o país em sua última pesquisa (2019). Isso porque a Tailândia conta com uma infraestrutura completa para suporte e se preocupa em oferecer para sua população e visitantes islâmicos produtos que contenham a Certificação Halal. Com este anúncio, o agronegócio brasileiro só tem a ganhar.
Desde janeiro de 2019, o Brasil abriu, por meio dos trabalhos do MAPA, mais de 60 mercados para os produtos agropecuários brasileiros. Com esta recente liberação, de um processo iniciado em 2015, serão comercializados carne bovina com osso, carne desossada e miúdos comestíveis de bovino. A Tailândia já havia aprovado a importação de produtos lácteos. A previsão de receita por meio dos embarques desses produtos é de US$ 100 milhões nos próximos anos. O MAPA informa, ainda, que, em 2019, a Tailândia importou de todo o mundo cerca de US$ 90 milhões em carne bovina, sendo a Austrália a principal exportadora, participando com a metade desse valor.
Chaiboun Darwiche é CEO da SIIl Halal, empresa especializada em Certificação Halal.
Sobre a SIIL Halal
Fundada em 1º de abril de 2008, a SIIL Halal é uma empresa especializada em Serviço de Inspeção Islâmica que atua como Certificadora Halal. O trabalho inicia desde o projeto da linha de produção até a embalagem de produtos permitidos para consumo islâmico, assim como na fiscalização dentro das normas e regras ditadas pela Jurisprudência Islâmica. Para saber como ingressar no mercado Halal acesse: www.siilhalal.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa SIIL Halal