Alimentação Halal ganha popularidade à medida que as pessoas recorrem a práticas religiosas para obter conforto durante esse período de incerteza e ansiedade, aponta pesquisas.
A Inventure Knowledge, empresa de pesquisa e consultoria, informou em recente relatório publicado nesta segunda-feira (4/5) que as preocupações com os riscos do COVID-19 contribuíram para o aumento da conscientização das pessoas sobre a importância de consumir alimentos Halal.
"Os consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes de que alimentos não Halal e alimentos que não são processados de maneira higiênica tem grande potencial de causar doenças como a que vemos hoje", disse o relatório que aponta que a certificação Halal se torna cada vez mais procedência de alimentos saudáveis e higiênicos.
Esta pesquisa confirma os dados apresentados pela McKinsey & Company que mostraram a mudança no comportamento do consumidor. Se os consumidores já optavam por alimentos saudáveis e de origem local antes da pandemia, agora mais ainda apontou a empresa de consultoria em um relatório de abril deste ano intitulado “Repensando o varejo de alimentos na Ásia após o COVID-19”.
No entanto, mesmo antes de os alimentos Halal ganharem popularidade devido ao aumento das preocupações com a higiene nas últimas semanas, relatórios sobre a economia Halal global mostraram que a indústria vem crescendo há anos.
Os 1,8 bilhões de consumidores muçulmanos do mundo gastaram cerca de US$ 2,2 trilhões em 2018 em diferentes setores da economia Halal, o que indica 5,2% de crescimento ano a ano. A economia Halal em geral é projetada em US$ 3,2 trilhões para 2024, com base no relatório de 2019 da Economia Islâmica Global produzido pela DinarStandard, empresa de pesquisa e consultoria.
O presidente do Centro de Estilo de Vida Halal da Indonésia, Sapta Nirwandar, explicou em um webinar em 24 de abril que os consumidores muçulmanos da Indonésia gastaram cerca de US$ 218,8 bilhões nos principais setores da economia Halal em 2017 e que o número é estimado em US$ 330,5 bilhões para 2025. Dentre os segmento econômicos o setor de alimentos e bebidas deverá ter o maior crescimento em valor, já que os gastos no setor devem atingir US$ 247,8 bilhões até 2025, acima dos US$ 170,2 bilhões registrados em 2017 na Indonésia.
"Essas são projeções pré-COVID-19", esclareceu Sapta, observando que a economia Halal em geral seria impactada devido ao declínio do poder de compra. No entanto, ele disse que o setor de alimentos Halal está entre os menos afetados pela crise da saúde, ao lado dos setores farmacêutico e de mídia Halal.
Por outro lado, viagens Halal, cosméticos Halal e moda seriam fortemente afetados, disse ele, à medida que as pessoas estavam cortando gastos não essenciais.
Uma tendência não apenas visível na Indonésia, outros países também registram aumento na demanda por alimentos Halal. O Comitê de Monitoramento Halal do Reino Unido (HMC) relatou aumento significativo na demanda por carne Halal devido ao surto.
“Com o recente surto de COVID-19, a demanda por carne Halal aumentou. Onde o cliente médio compraria, por exemplo, 1 kg por semana, agora está pedindo até 10 vezes mais na mesma visita, colocando uma pressão no mercado para atender ao aumento da demanda”, afirmou o HMC em comunicado de 31 de março.
Apesar de a Indonésia ter uma economia Halal em constante crescimento - em 2019, o país se tornou a quinta maior economia Halal de acordo com o Indicador de Economia Islâmica Global - o país ainda não se beneficiou totalmente dele.
Conforme relatado pelo DinarStandard, a Indonésia ocupa o primeiro lugar com maior gasto em alimentos Halal, totalizando US$ 173 bilhões em 2018, significativamente mais do que o segundo colocado Turquia, com US$ 135 bilhões.
No entanto, a Indonésia não chegou aos cinco principais países para a maioria das exportações para membros da Organização de Cooperação Islâmica, sendo os cinco principais Brasil, Austrália, Sudão, Bangladesh e Turquia.
O relatório também sugere que ingredientes Halal, alimentação Halal, refeições e lanches à base de carne e tecnologia Halal estão entre os "setores quentes para o crescimento" em 2020, enfatizando que existem oportunidades de negócios em potencial a serem exploradas no espaço alimentar Halal.
Com o recente surto, as pessoas procuram aumentar sua imunidade através de uma alimentação saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou ao público para consumir alimentos mais saudáveis e evitar ou reduzir o consumo de álcool, pois enfraquece o sistema imunológico.
Fonte: The Jakarta Post/Adaptado pela Assessoria de Imprensa SIIL Halal