O GCC Accreditation Center (GAC) emitiu credenciamentos para Fambras Halal, Siil Halal e Cdial Halal.Agora, essas entidades podem certificar instalações de transporte e armazenamento, pontos de venda e supermercados.
O Centro de Credenciamento do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC Acreditation Center, ou GAC) credenciou recentemente os certificadores halal brasileiros, depois de auditorias realizadas em fevereiro passado.A certificação é importante para empresas interessadas em fazer negócios nos países árabes do Golfo - Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Arábia Saudita, Omã, Catar, Kuwait e Iêmen -, além de outros países em conformidade com o GAC.
O GAC está sediado em Riyadh, na Arábia Saudita.Bens halal são aqueles adequados ao consumo pelos muçulmanos.
A Fambras é credenciada desde 2017 para as categorias C (produtos perecíveis de origem animal, como carnes, leite e produtos lácteos que requerem refrigeração), D (produtos de origem vegetal que requerem refrigeração, incluindo sucos, polpa de frutas congeladas e açaí), E (produtos alimentícios não exigindo refrigeração, como óleos, spam, biscoitos e farinha) e L (produtos químicos, aditivos alimentares, medicamentos e produtos farmacêuticos).
“Essas duas novas categorias enfatizam nosso compromisso em atender às demandas de nossos clientes.O GAC é um importante organismo de acreditação halal e garante que organizações de certificação halal como a Fambras Halal sejam aceitas em todo o Golfo ”, disse Elaine Franco de Carvalho, coordenadora de qualidade da Fambras Halal.
Carvalho argumenta que, quando se trata de halal, toda a cadeia produtiva deve ser coberta, desde a fabricação até o destino final.“O armazenamento também deve ser credenciado.Mais uma vez, estamos atendendo à demanda do consumidor.Estamos sempre alertas e buscamos o credenciamento o mais rápido possível ”, afirmou.
A Cdial Halal, de São Bernardo do Campo, São Paulo, foi habilitada para certificar nas categorias D, E, J e H, bem como F, para ração animal.
A Siil Halal, em Chapecó, Santa Catarina, ganhou quatro novas categorias: D, F, H e J - para perecíveis de origem animal, produção, distribuição e transporte e armazenamento de ração animal.
O CEO da Siil Halal, Chaiboun Darwiche, foi citado em um comunicado de imprensa dizendo que as categorias recém-adicionadas representam um compromisso com todos os processos para certificar uma ampla gama de produtos de vários segmentos da indústria. Ele acredita que o credenciamento em novas categorias se traduzirá em oportunidades. "Com este anúncio, pretendemos ampliar a gama de serviços fornecidos pela Siil Halal no mercado brasileiro, por meio do impulso que essas novas categorias trazem ao nosso negócio", disse Darwiche.
O executivo disse que os requisitos de garantia e qualidade se tornam mais rígidos a cada ano."Portanto, obter reconhecimento de uma organização internacional é um sinal de confiança no trabalho realizado por Siil Halal", disse ele.
Fonte: Halal Focus