O diretor presidente da Certificadora SIILHalal, Chaiboun Darwiche, participou de 02 a 04 de setembro de uma missão empresarial no Egito, liderada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
No encontro, que reuniu empresas brasileiras e entidades de vários setores, o secretário executivo do Mapa, Eumar Novacki, apresentou proposta ao governo egípcio para a implantação de um programa piloto de certificação eletrônica para a venda de carnes brasileiras ao Egito, o que deve alavancar as exportações do produto para o país.
A iniciativa integra um novo plano de desburocratização e modernização do Mapa e foi desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e pela Universidade de São Paulo (USP).
Conforme dados do Ministério, os principais produtos agropecuários vendidos pelo Brasil para o Egito no último ano foram carnes (38,14%), produtos do complexo sucroalcooleiro (29,98%) e cereais, farinhas e preparações (25,33%).
Para Chaiboun Darwiche, diretor da certificadora Halal, a missão oportunizou a troca de informações e a possibilidade de abertura de mercado para empresas brasileiras, sobretudo de proteína animal.
“O encontro serviu para desburocratizar e apresentar soluções que podem ser mais eficazes para a exportação de produtos brasileiros. Nós, mais uma vez participamos da missão reforçando a importância da exportação de produtos e alimentos halal em todo mundo’’, comenta.