O selo de qualidade Halal, que sinaliza que o alimento é lícito, ou permitido para os consumidores islâmicos, definitivamente parece ser a senha de entrada para o mercado do Oriente Médio. Essa é a realidade dos produtos exibidos em uma mega feira em Dubai, nos Emirados Árabes, a Gulfood 2011 que reúne cerca de 30 empresas brasileiras. E esse mercado é expressivo, no ano passado, as vendas externas para os árabes somaram mais de US$ 2,23 bilhões, um aumento de 13% em relação a 2009.
A empresa especializada em mercado halal SIIL – Serviço de Inspeção Islâmica, participa da Gulfood 2011 em Dubai como uma das principais apoiadoras da exportação brasileira de alimentos para mercados islâmicos, que exigem o método halal de qualidade e produção. A Gulfood é um do mais importantes evento de alimentos, bebidas e ingredientes do mundo reunindo nesta edição 3,8 mil expositores e mais de 55 mil visitantes de 150 países.
De acordo com o especialista em mercados islâmicos e alimentos halal Chaiboun Darwiche- Diretor Executivo do SIIL, este é o evento mais esperado do calendário de Dubai e todo Oriente Médio. A Gulfood se transformou no ponto de encontro da indústria e a maior plataforma de vendas e abastecimento desta região do planeta “Encontramos na Gulfood compradores ávidos por alimentos de qualidade garantida com a segurança alimentar assegurada e processo de produção halal identificado. A feira é uma grande vitrine para as empresas brasileiras e estamos aqui para apoiar os clientes nesta apresentação e atender às exigências e mercados para novos produtos como sucos e concentrados de frutas, doces, biscoitos e cafés, além da tradicional carne de frango e produtos processados” destaca Chaiboun Darwiche.
Dawiche destaca ainda que a Gulfood se tornou uma importante vitrine para as empresas brasileiras de olho no mercado islâmico não apenas no Oriente Médio, já que 80% da população islâmica está espalhada pelos quatro continentes, principalmente na Europa. Muitos dos produtos com selo de qualidade halal estão indo para as gôndolas de supermercados em países como França, Bélgica, Alemanha e ainda mais longe e maiores como China e Malásia.
Informação e credibilidade
O SIIL – Serviço de Inspeção Islâmica, agora associado da UBABEF – União Brasileira de Avicultura e Exportadores de Frango, visitou o estande da entidade que junto com empresas do projeto Brazilian Chicken, uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participam entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, da Gulfood Dubai. Esta é a quarta participação da entidade representativa do setor no evento.
Para Chaiboun participar da Gulfood Dubai 2011 é uma excelente oportunidade para as empresas brasileiras buscarem novos mercados, apresentarem aos visitantes a qualidade, a sanidade e a sustentabilidade dos alimentos brasileiros. Mas para isso, destca o especialista, o selo de qualidade halal é credencial obrigatória “É fundamental que diante dos maiores players do mercado árabe, na sua maioria islâmicos, possamos oferecer produtos com um selo de qualidade halal reconhecido em todo mundo como um processo que atende às necessidades dos consumidores islâmicos. Trata-se de um aval de uniformidade e qualidade garatindos” finaliza Darwiche.
Segundo a organização na edição da Gulfood do ano passado, as empresas brasileiras fecharam negócios no valor de R$ 30 milhões.
Fonte : Assessoria de Imprensa SIIL