O mercado de cosméticos halal tem espaço para pequenas e médias empresas. Sem grandes marcas dominando o segmento e com multinacionais focadas apenas em lançamentos de edições limitadas de produtos, as portas estão abertas para as companhias de menor porte que souberem explorar bem o nicho.
Segundo levantamento da Thomson Reuters, esse mercado é de US$ 61 bilhões ao ano e a perspectiva é que chegue a US$ 90 bilhões em 2023. Os cosméticos, e todos os demais produtos halal, são aqueles fabricados de acordo com os preceitos islâmicos. Além dos países árabes, esse mercado é formado por outras nações onde há seguidores do Islã, como Índia, Indonésia, Rússia e Turquia.
Os principais cosméticos halal importados por países da Organização para a Cooperação Islâmica são óleos essenciais, perfumes e águas de colônia, preparações de beleza e maquiagem, preparações capilares, preparações orais ou para higiene dental e produtos para barbear. Só em itens para maquiagem e beleza eles importam US$ 3,4 bilhões.
Novas empresas de cosméticos vêm sendo lançadas, entre elas muitas startups. A rota para alcançar essa oportunidade de mercado requer alguns passos, como a obtenção da certificação halal, a criação de planos de marketing focados nesse nicho e o desenvolvimento de estratégias de divulgação em escala global pelas redes sociais.
Fonte: CCAB