Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador

Você sabe o que é certificação Halal?

Você sabe o que é certificação Halal?

O certificado halal é um documento essencial para as exportações com destino para países árabes. Esse cerificado possui cunho religioso, e garante aos muçulmanos que o alimento está livre e foi cultivado ou preparado de acordo com os preceitos do islã.

O que é?

O certificado halal é um documento emitido por uma agência governamental ou uma instituição certificadora halal, reconhecida pelos países árabes, que após uma inspeção na empresa produtora da mercadoria, atesta que aquele produto seguiu os preceitos do islamismo.

A palavra halal significa permitido, licito, autorizado, ou seja, aquilo que está de acordo com as regras estabelecidas pela Lei Islâmica (Shariah), que rege os hábitos e a cultura de todo seguidor do Islã. Quando um alimento possui certificado halal, ele está garantido de ter sido produzido, em todas as suas etapas, dentro das regras da religião. Dentre os documentos de exportação, quando o destino são países de cultura ilsâmica, o certificado halal é um dos mais importantes.

Alimento Halal

Todos os alimentos são considerados halal, exceto as carnes de porco e seus derivados; animais abatidos de forma imprópria ou mortos antes do abate; animais abatidos em nome de outros que não sejam Alá; sangue e produtos feitos com sangue; álcool e produtos que causem embriaguez ou intoxicação; e produtos contaminados com algum dos produtos acima. Portanto, para que animais abatidos possam ser considerados halal, eles devem ser abatidos segundo rituais islâmicos, que envolve um passo a passo detalhado.

Alcorão
Certificado halal segue preceitos do abate segundo o Alcorão

Para obter o certificado halal, os alimentos de origem animal devem seguir regras desde o bate. Sendo assim o animal deve ser abatido por um muçulmano que tenha atingido a puberdade, durante o ato deve-se pronunciar o nome de Alá ou recitar uma oração que contenha o nome de Alá, com a face do animal voltada para Meca. Outro requisito importante é o bem-estar do animal, é proibido que o animal esteja com sede no momento do abate. A faca deve estar bem afiada e ela não pode ter sido amolada na frente do animal. O corte deve ser no pescoço em um movimento de meia-lua. Deve-se cortar os três principais vasos (jugular, traqueia e esôfago) do pescoço. A morte deve ser rápida para evitar sofrimentos para o animal e o sangue deve ser retirado da carcaça.

A importância do Certificado Halal

O mercado árabe é um dos principais destinos das exportações de carne brasileira. A relação entre o Brasil e os países árabes sempre foram amistosas, e está em plena expansão, segundo dados divulgados pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

O principal destino das exportações brasileira nos países árabes são os Emirados Árabes, Arábia Saudita, Egito e a Argélia. Por conta disso é essencial para os exportadores brasileiros, em específico os frigoríficos do país possuírem o certificado halal, documento que atesta que eles seguem as regras do islamismo e que o animal pode ser consumido pela polução daquele país.

A população islâmica no mundo está em torno de 1,6 bilhão de habitantes, o que corresponde a cerca de 22% da população mundial. Um estudo realizado pelo Pew Research Center, centro de pesquisa com sede nos Estados Unidos e que se dedica a estudar temas de impacto mundial, estima que o Islamismo é a religião que mais cresce no mundo, e que nas próximas décadas contará com 2,8 bilhões fiéis.

Parte da população europeia é composta por muçulmanos. O maior país islâmico no mundo é a Indonésia, onde cerca de 90% da população é muçulmana. O mercado de alimentos halal vai muito além do mundo árabe, conhecer e reconhecer a necessidade do certificado halal é o diferencial para o sucesso com este nicho do mercado.

Fonte: Porto Gente/Adaptado Assessoria de Imprensa Siil Halal

GALERIA DE IMAGENS:
Você sabe o que é certificação Halal? Você sabe o que é certificação Halal? Você sabe o que é certificação Halal? Você sabe o que é certificação Halal? Você sabe o que é certificação Halal? Você sabe o que é certificação Halal? Você sabe o que é certificação Halal? Você sabe o que é certificação Halal? Você sabe o que é certificação Halal? Você sabe o que é certificação Halal? Você sabe o que é certificação Halal? Você sabe o que é certificação Halal?
Obter a certificação Halal
Inspeção islâmica - Siil Halal
TELEFONE+55 (49) 3323.1224
Av. Porto Alegre, 427D
Ed. Lázio Executivo, Sala 702
Chapecó - Santa Catarina - Brasil
CEP:89.802-130
Redes sociais
© Copyright 2018. Todos os direitos reservados.