Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador

Bolsonaro: sauditas querem investir maciçamente no Brasil

Bolsonaro: sauditas querem investir maciçamente no Brasil

Presidente brasileiro disse que as discussões com autoridades do país árabe são principalmente sobre o setor de defesa, mas também sobre segurança alimentar.

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (29) que os sauditas “querem investir maciçamente no Brasil”. Ao deixar o hotel em que está hospedado em Riad, na Arábia Saudita, para almoçar numa churrascaria brasileira, Bolsonaro contou que o setor de defesa tem tido grande destaque nas conversas com autoridades da nação do Golfo.

“Defesa, é o mais importante que estamos tratando. Eles querem investir maciçamente no Brasil, [em] segurança alimentar, entre outros [segmentos]”, afirmou. “O Brasil é um mar de oportunidades”, acrescentou.

A Arábia Saudita leva adiante um plano estratégico plurianual chamado Visão 2030, que prevê medidas de abertura do país e de diversificação da economia para além do petróleo. Questionado se o Brasil vai aproveitar as oportunidades oferecidas pelos sauditas, Bolsonaro disse que sim.

“Vai ser aproveitado [o momento]. Estamos aqui com o Caio Megale [secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia], um excepcional assessor do [ministro da Economia] Paulo Guedes. Ele tem participado dessas reuniões todas, o Brasil não vai deixar passar esta oportunidade”, declarou.

Sobre as prioridades nos negócios com a Arábia Saudita, ele ressaltou que são muitas. “Tudo é prioridade, tudo é importante, e vamos tocar o barco aí, é nossa chance. Isso interessa para todos nós no Brasil, não interessa em quem você votou na última eleição [para presidente, em 2018]”, afirmou.

Perguntado por uma repórter sobre a agenda de um encontro esta tarde com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed Bin Salman, ele disse: “Todo mundo gostaria de passar uma tarde com o príncipe, especialmente vocês, mulheres, né. Então vamos ter esta oportunidade hoje, tem uma certa afinidade entre nós dois desde o último encontro [na cúpula do G20] em Osaka, acredito que vai ser uma tarde bastante proveitosa”.

Bolsonaro já esteve com o príncipe num jantar na noite de segunda-feira (28). “Excelente [jantar], descontraído, [conversamos] umas coisas de negócios, estamos muito bem com a Arábia Saudita”, disse.

Além da reunião com o príncipe, nesta terça o presidente participa de um jantar oferecido pelo herdeiro saudita para os participantes da conferência Iniciativa de Investimentos do Futuro, apelidada de “Davos no Deserto”, em referência ao Fórum Econômico Mundial, que ocorre anualmente na Suíça.

A conferência começou nesta terça e na quarta Bolsonaro vai falar numa sessão sobre o Brasil com o tema: “O retorno à prosperidade: como um novo ambiente de negócios pode colocar o Brasil de volta aos trilhos?”

Antes de deixar o hotel, Bolsonaro teve uma reunião com o presidente do grupo Goldman, Sachs & Co, John Waldron(foto).

Acordos

Durante a visita a Riad serão assinados acordos de cooperação entre a brasileira Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a autoridade sanitária saudita, um memorando de entendimentos sobre vistos de visita, e vai ser lançado um programa de cooperação entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a autoridade saudita de investimentos (Sagia, na sigla em inglês).

O documento sobre vistos tem por objetivos aumentar a validade de vistos de múltipla entrada na Arábia Saudita de um para cinco anos e reduzir o valor da taxa cobrada para US$ 80.

Recentemente o governo saudita passou a emitir vistos de turismo que podem ser requeridos online ou na chegada ao país. Por enquanto, a medida vale para 49 países, e o Brasil não está entre eles, mas a assinatura do memorando pode ser vista como um passo nesta direção.

Fonte: ANBA

Obter a certificação Halal
Inspeção islâmica - Siil Halal
TELEFONE+55 (49) 3323.1224
Av. Porto Alegre, 427D
Ed. Lázio Executivo, Sala 702
Chapecó - Santa Catarina - Brasil
CEP:89.802-130
Redes sociais
© Copyright 2018. Todos os direitos reservados.